SERVIÇOS SOCIAIS

ACIDE - Associação pela Cidadania das Pessoas com Deficiência

A ACIDE - Associação pela Cidadania das Pessoas com Deficiência, entidade fundada em 2000 com o objetivo de lutar pelos direitos da pessoa com deficiência e que desde 2002 vem desenvolvendo um trabalho de natação para pessoas com deficiência, objetivando a inclusão social através do esporte, conjuntamente com a Prefeitura de Santo André, que cede o espaço denominado Núcleo de Apoio à Natação Adaptada de Santo André - NANASA - Vila Alpina. São 240 alunos matriculados por ano.

O Programa oferece um curso de natação para pessoas com deficiência física, intelectual, auditiva, visual e múltipla com idade a partir de dois anos e atende pessoas moradoras no ABCDMRP paulista e parte da cidade de São Paulo.

Durante os nove anos de existência do Nanasa Vila Alpina, 962 pessoas receberam certificado de conclusão de curso, e por que não dizer, também de cidadania. Quando aprendem a nadar muitos passam a freqüentar piscinas regularmente, quer seja em clubes, academias, ou centros comunitários, Sesc ou Sesi. O curso promove a melhora da auto-estima de tal forma que as pessoas com deficiência sintam-se encorajadas para conviver mais intensamente em suas comunidades (escolas, parques, shoppings etc)...

A partir de maio de 2011 o patrocínio do Programa, no núcleo Nanasa - Vila Alpina é realizado através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, com patrocínio das seguintes empresas: Netshoes, Instituto Votorantin, Oxiteno, Cabot, Coop e Eurofarma, e apoio do Grand Plaza Shopping, da Alcoa Alumínio e da Dental Plus.

Com o objetivo de ampliar o trabalho de natação a ACIDE criou um novo núcleo denominado NANASA - Dell`Antonia, oferecendo aperfeiçoamento e treinamento em natação para pessoas com deficiência que saibam nadar. São 60 nadadores com deficiência matriculados. O projeto é patrocinado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, contando com o patrocínio do Instituto Votorantim e apoio do Grand Plaza Shopping, da Alcoa Alumínio e da Dental Plus.